Registradoras de Recebíveis: o que são e como funcionam

Publicado em 22 de fevereiro, às 14:56h | Por Marketing TAG
Registradoras de Recebíveis: o que são e como funcionam

2021 foi um ano de transformação para o mercado financeiro no Brasil. A partir da iniciativa do Banco Central pela Circular nº 3.952 e pela Resolução nº 4.734 do Conselho Monetário Nacional, foram estabelecidas as regras para criação do registro de recebíveis de arranjos de pagamentos. A nova obrigatoriedade passou a valer em 7 de junho de 2021 e determinou modificações importantes nas operações de crédito, tendo como principal objetivo dar maior liberdade aos lojistas para negociação dos seus recebíveis de cartão. Nesse artigo você vai entender melhor o que é uma Registradora de Recebíveis, como funciona e quais suas vantagens. Confira!

Mas afinal, o que é uma Registradora de Recebíveis?

As Registradoras de Recebíveis são entidades autorizadas pelo Banco Central a registrar os recebíveis decorrentes de vendas feitas por cartão de crédito ou débito, sejam elas realizadas em um estabelecimento físico por meio de uma maquininha, ou em um ambiente on-line, como os e-commerces. A partir da plataforma da Registradora, um lojista pode autorizar que certas instituições (como credenciadoras, subcredenciadoras, bancos e outras instituições financeiras) visualizem seus valores à receber, podendo assim negociar operações de crédito com a garantia desses recebimentos ou antecipação

Lembre-se: “recebível” ou “recebível de cartão” é o nome dado ao volume financeiro que um estabelecimento comercial ou lojista tem a receber pela venda dos seus produtos e serviços que ocorreu por meio de cartão de crédito ou débito.

Para exemplificar, pense no funcionamento de um cartório: nele é possível realizar o registro de um imóvel em uma matrícula contendo todas suas informações importantes, como a localização, metragem e etc. No caso das Registradoras, as informações registradas são referentes aos recebíveis de cartão, permitindo a avaliação da existência e autenticidades desses recebíveis.

Como funciona o registro de recebíveis?

Toda vez que uma transação é capturada por uma credenciadora ou subcredenciadora, é necessário que essas instituições realizem o registro no ambiente da Registradora. O ativo cadastrado nesse processo é chamado de Unidade de Recebíveis (UR), que é composto pela somatória das transações que contenham o mesmo:

  • Titular/credor original da transação
  • Credenciador ou Subcredenciador
  • Arranjo de Pagamentos (Bandeira)
  • Data de liquidação

As Registradoras de Recebíveis não participam da liquidação do pagamento em si, ou seja, não ocorre nenhuma transação de valores por meio delas. Elas são responsáveis por fornecer a infraestrutura tecnológica necessária para que o registro ocorra e pela consolidação em seu sistema de todas as informações relacionadas às Unidades de Recebíveis.

Quais os benefícios das Registradoras de Recebíveis?

Com as registradoras, é possível garantir mais segurança e transparência nas operações envolvendo negociação de recebíveis. As vantagens do sistema de registro impactam diretamente os lojistas, credenciadores e credores.

Para o lojista, isso representa maior liberdade para acesso ao crédito. Antes, seus recebíveis estavam vinculados exclusivamente à credenciadora que processou a transação. A partir do registro, as informações referentes à sua agenda de recebíveis podem ser compartilhadas com qualquer credor, permitindo negociar melhores taxas de antecipação ou crédito com garantia. Além disso, o registro de recebíveis também possibilitou a redução da trava bancária, ou seja, ao fazer um empréstimo com garantia, o lojista não compromete mais o valor total de sua agenda de recebíveis. A negociação ocorre somente sobre o valor do empréstimo e é baseada na Unidade de Recebíveis, que pode ser dividida.

Para as instituições que desejam fornecer crédito e antecipações, o registro representa maior segurança na operação. Com a permissão do lojista, é possível analisar nas Registradoras a autenticidade dos recebíveis e fornecer crédito com menor risco.

Para as credenciadoras e subcredenciadoras, esse ecossistema também permite alcançar novos negócios, possibilitando a negociação com lojistas que não necessariamente utilizam sua maquininha.

Conheça a Registradora TAG IMF

A TAG IMF é uma das quatro Registradoras autorizadas pelo Banco Central a operar no mercado. Utilizamos tecnologia de ponta, absorvendo as complexidades e simplificando os processos, garantindo estabilidade e eficiência aos nossos clientes. Nossa plataforma de Registro de Recebíveis foi planejada com funcionalidades exclusivas que otimizam e garantem unicidade e segurança dos seus recebíveis e contratos. Quer conhecer mais? Acesse nosso site: https://taginfraestrutura.com.br

Dispositivos desktop e mobile

Conheça nossa solução

Nosso time Comercial está pronto para te atender. Preencha o formulário e entraremos em contato o quanto antes.